Mapa das Ações afirmativas no país

Mapa interativo das ações afirmativas nas Universidade públicas do país

O EDUCAFRO (ONG cujo objetivo é é reunir pessoas voluntárias e solidárias que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres, em geral, nas Universidades Públicas ou Particular com bolsa de estudos, possibilitando seu empoderamento e mobilidade social) lançou essa ferramenta para acompanhamento das Universidades que promovem Ações Afirmativas.

Contribuição de Renato de Alcantara

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

As palavras podem mudar todo o sentido de uma história!


Enquanto o negro brasileiro não tiver acesso ao conhecimento
da história de si próprio, a escravidão cultural se
manterá no País.
(João José Reis, 1993, p. 189)


Como os livros didáticos abordam a história da África, dos negros e sua contribuição para a formação da humanidade? E as famílias das crianças que estão nas escolas hoje? Será que entendem e percebem a distorção da história?

Quando se rompe com uma perspectiva essencializada das relações entre
identidade e cultura, decorre que qualquer abordagem sobre as ambigüidades
da identidade negra no Brasil se torna indissociável do entendimento
da experiência da escravidão moderna e de sua herança racializada
espalhada pelo Atlântico [...]. Gilroy aborda este processo [a afirmação
de novas identidades negras] como construção política e histórica
fundada em diferentes trocas culturais (africanas, americanas e européias)
através do Atlântico, desde o tráfico negreiro, na qual a questão das
origens interessa menos que as experiências de fazer face à discriminação
através da construção identitária e da inovação cultural. (Mattos, 2003:
129-130)
MATTOS,HebeMaria (2003). “O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil”.in M Abreu&R. Soihet, Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro, Casa da Palavra FAPERJ, pp. 127-136.

 Maiores informações disponíveis em:
http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf

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