Mapa das Ações afirmativas no país

Mapa interativo das ações afirmativas nas Universidade públicas do país

O EDUCAFRO (ONG cujo objetivo é é reunir pessoas voluntárias e solidárias que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres, em geral, nas Universidades Públicas ou Particular com bolsa de estudos, possibilitando seu empoderamento e mobilidade social) lançou essa ferramenta para acompanhamento das Universidades que promovem Ações Afirmativas.

Contribuição de Renato de Alcantara

terça-feira, 27 de março de 2012

Racismo e Impunidade

O racismo não é um problema exclusivamente nacional, é um mau internacional que atinge tanto o cidadão comum como celebridades do esporte. O caso mais recente atingiu jogadores do Vasco da Gama, resultando em uma pacífica e fervorosa manifestação contra o racismo no jogo de volta.


Dedé revela racismo da torcida do Libertad
Renato Silva também sofreu no duelo do Nicolás Leoz, na quarta-feira

               15/03/2012 18:19:00Come
O futebol é motivo de festa, mas volta e meia também é palco do recorrente problema do racismo. No empate em 1 a 1 entre Vasco e Libertad, os zagueiros Dedé e Renato Silva revelaram as falas ofensivas da torcida paraguaia, e lamentam que esse tipo de atitude ainda permeia o esporte.

"É triste. Não é fácil escutar um babaca chamar a gente de macaco. Fico triste por existirem pessoas assim, mas mantenho a minha cabeça erguida. Tenho orgulho da minha cor e orgulho de ser brasileiro. Não vai ser a primeira, nem a última vez, e isso não vai me abalar. Pelo contrário. Isso nos deu mais motivação lá e para o resto da vida também", desabafou o 'Mito', conforme publicado no GloboEsporte.

"Não partiu de nenhum jogador ou membro da comissão técnica. E sim dos torcedores. Mas se por acaso eu ouvir algo, a história aqui é diferente. Estamos no nosso país e vamos procurar tomar alguma medida", continuou.

Renato segue o discurso do colega, e espera que a maneira como a dupla de defensores se portou no Nicolas Leóz desmotive futuros atos de discriminação.


"Não sei por que insistem nisso. Xingaram muito mesmo. Mas não demos bola. Se a gente corresse atrás de polícia ou alguma coisa, isso poderia gerar um sentimento ainda maior de raiva. Como a gente ignorou, acredito que não vão voltar a fazer", finalizou.

http://www.goal.com/br/news/226/copa-libertadores/2012/03/15/2969978/ded%C3%A9-revela-racismo-da-torcida-do-libertad
Contribuição de Wendes Axis Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário