Mapa das Ações afirmativas no país

Mapa interativo das ações afirmativas nas Universidade públicas do país

O EDUCAFRO (ONG cujo objetivo é é reunir pessoas voluntárias e solidárias que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres, em geral, nas Universidades Públicas ou Particular com bolsa de estudos, possibilitando seu empoderamento e mobilidade social) lançou essa ferramenta para acompanhamento das Universidades que promovem Ações Afirmativas.

Contribuição de Renato de Alcantara

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quem é Ubuntu?


"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos."

A fala de Desmond Mpilo Tutu, bispo da Igreja Anglicana d África do Sul e consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país é a síntese perfeita para aquilo que buscamos: uma mentalidade comprometida com os ideais de igualdade e respeito às diferenças.

Quanto às diferenças, entendemos que todas as pessoas são iguais, não importando a raça, cor, etnia, idade, classe social, sexo, gênero e orientação sexual,  garantias implícitas em cláusula pétrea da Constituição do Brasil, objetivos expressos na Constituição Federal de 1988, conhecida como a constituição cidadã. Diversidade racial, cultural, religiosa e sexual não podem ser motivo para a legitimação de injustiças sociais e  levar a diante ações concretas que contemplem os anseios de todas as parcelas da sociedade civil é o objetivo das políticas públicas.
Para isso, é necessário criar meios para a comunicação e articulação entre instituições governamentais e não-governamentais que atuam em diversas áreas – como a saúde, educação, meio ambiente, planejamento, etc – promovendo troca de informações e experiências necessárias para a produção do bem- comum.
Deste modo, nós, alunos do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPP-GeR-, assumimos a  tarefa de criar e manter um blogfólio com nossas reflexões sobre a atuação no processo de elaboração, monitoramento e avaliação de programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.

Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo pelo trabalho que está sendo desenvolvido.
    Sugiro que vocês selecionem e postem alguns dos fichamentos produzidos por vocês haja vista a qualidade dos mesmos e que muito enriquecerão o blog de vocês.
    Bom trabalho !!!

    ResponderExcluir