Mapa das Ações afirmativas no país

Mapa interativo das ações afirmativas nas Universidade públicas do país

O EDUCAFRO (ONG cujo objetivo é é reunir pessoas voluntárias e solidárias que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres, em geral, nas Universidades Públicas ou Particular com bolsa de estudos, possibilitando seu empoderamento e mobilidade social) lançou essa ferramenta para acompanhamento das Universidades que promovem Ações Afirmativas.

Contribuição de Renato de Alcantara

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Genocídio de meninas

Genocídio de meninas

Qualquer dúvida acerca da importância da valorização da mulher e do seu empoderamento ao se tomar conhecimento de fatos relativos à condição da mulher no mundo contemporâneo como os publicados na reportagem “O genocídio silencioso de meninas”, do Jornal O Globo, edição de 02 de outubro de 2011. A matéria mostra que, conforme dados do último relatório do Banco Mundial (Bird) sobre “Igualdade de Gênero e Desenvolvimento,“ anualmente 1,427 milhão de fetos do sexo feminino são seletivamente abortados e 617 mil meninas morrem antes de alcançar 5 anos por negligência de gênero, ou seja, porque seu pais, diante da pobreza, preferem investir seus parcos recursos na criação de filhos homens. Essa triste realidade está presente no cotidiano de mulheres de países como Índia, China, Sérvia e Azerbaijão.
Sobre essa questão, a diretora do Departamento de Gênero, Direitos Humanos e Cultura do Fundo de População da ONU declara que o problema é antigo e acontece sempre principalmente na Ásia, mas agora está se espalhando pelo Cáucaso. “Temos sociedades com acesso à tecnologia, e algumas delas até mesmo produzindo tecnologia, mas a mentalidade não evolui na mesma rapidez. É como ter um pé na Idade Média e outro no século XIX”, completa.
(contribuição de Rosemary Granja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário