Mapa das Ações afirmativas no país

Mapa interativo das ações afirmativas nas Universidade públicas do país

O EDUCAFRO (ONG cujo objetivo é é reunir pessoas voluntárias e solidárias que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres, em geral, nas Universidades Públicas ou Particular com bolsa de estudos, possibilitando seu empoderamento e mobilidade social) lançou essa ferramenta para acompanhamento das Universidades que promovem Ações Afirmativas.

Contribuição de Renato de Alcantara

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fichamento II GPPGeR-UFES

Módulo V               Unidade III                Wendes Axis Cordeiro
Módulo V: A transversalidade de gênero e raça na gestão pública.
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DE GESTÃO ESCOLAR
Na prática existe uma intima relação entre o tema abordado na unidade 3 do módulo 5 e as políticas na área de educação, pois hoje as políticas educacionais são mensuradas e monitoradas de acordo com sistemas de avaliação como o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Estado do Espírito Santo), ou pela prova Brasil e Saeb que é formulado pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
De acordo com o portal do PAEBES, este sistema de avaliação realiza duas avaliações com os alunos, o PAEBES que tem o objetivo:
(...)de avaliar, de modo permanente e contínuo, o sistema de ensino. Esse programa visa a             diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a reformulação e o  monitoramento de políticas educacionais, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade da educação no Estado. (PAEBES, 2012)
E o PAEBES-Alfa que:
Instituído pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, no ano 2000, o PAEBES-Alfa tem como objetivo avaliar, de modo permanente e contínuo, o sistema de       ensino do Estado. Visa a diagnosticar o desempenho dos alunos durante os anos iniciais da Alfabetização, bem como subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade da educação. A alfabetização foi avaliada em 2000, apenas em classes    de 2ª série do Ensino Fundamental. Em 2008, o PAEBES retomou e ampliou a         avaliação diagnóstica da Alfabetização, recentemente denominada PAEBES-Alfa, em             turmas de 1ª e 2ª séries/anos do Ensino Fundamental. Assim, tal Programa destaca-se             por avaliar, mais precocemente, o desempenho dos alunos nos momentos iniciais de             aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, essa avaliação passou a integrar o             "Programa Ler, Escrever e Contar", implementado pela Secretaria de Estado de Educação do Espírito            Santo. (PAEBES, 2012)
  Já o Saeb ( Sistema de Avaliação da Educação Básica),  realiza duas avaliações a Aneb ( Avaliação Nacional da Educação Básica) que possui caráter amostral e segundo o INEP: 
(…) abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino            fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo. (INEP 2012)
Enquanto que a avaliação denominada Anresc ( Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) e também conhecida como prova Brasil e segundo o INEP:
(...) é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham          no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.As avaliações que   compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas   de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos      alunos participantes e à comunidade escolar. (INEP 2012)

Deve-se resaltar que além destes existem o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que avaliam respectivamente o ensino superior e o ensino médio.
Os estudos realizados na unidade e a analise da ficha de matrícula do ensino fundamental propiciaram a seguinte ideia, esta ficha possui muitos dados que foram padronizados pela PORTARIA Nº 156, DE 20 DE OUTUBRO DE 2004, a partir da analise destes dados a escola poderia criar um sistema de avaliação/monitoramento próprio da escola que contribuísse para melhorar a qualidade do ensino ofertado.
Por exemplo, muitos alunos ficam reprovados ou são aprovados com médias mínimas, a analise destes casos poderia por exemplo, construir o perfil destes alunos e quando alunos com perfis semelhantes a estes fossem matriculados na escola, a própria escola ou a secretaria de educação promoveria ações afim de ajudar este aluno especificamente.

Referencias Bibliográficas
PAEBES, Programa de Avaliação da Educação Básica do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.paebes.caedufjf.net/paebes-inst/inicio.faces> . Acesso em 15  maio 2012.
INEP,  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br/>. Acesso em: 15 maio 2012.

Contribuição de Wendes Axis Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário