Livro debate ensino da história e cultura afro-brasileira
Cinco servidores da Fundação do Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro são co-autores do livro “Relações etnicorraciais na escola: desafios teóricos e práticas pedagógicas após Lei 10.639”, que será lançado durante o “Seminário: Racismo e Antirracismo na educação básica do Rio de Janeiro” na próxima sexta-feira (18/5), às 19h30, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A obra, que é uma coletânea de artigos que abordam a aplicação da Lei 10.639, trata da obrigatoriedade do ensino e das práticas educacionais no ambiente escolar, sobre a cultura e história africana e afro-brasileira. Os servidores da Fundação que participam do livro são Leda Maria de Souza Machado da Escola Técnica Estadual (ETE) Juscelino Kubitschek; Márcia Gomes de Oliveira Suchanek, ETE Henrique Lage; Renato de Alcantara, ETE Imbariê; Aderaldo Pereira dos Santos, ETE Visconde de Mauá e do Centro de Memória da Faetec e Walter Aló, ETE República.
– O livro aborda a problemática tendo como referência a sala de aula. Sobre como professores, alunos e escolas estão tratando e debatendo o tema, ou seja, a materialização da lei em experiências pedagógicas efetivas – comenta um dos articulistas do livro Walter Aló.
Quebra de paradigmas
Já o diretor da ETE Imbarie, Renato de Alcantara e a diretora adjunta da ETE Juscelino Kubitschek, Leda Maria de Souza Machado, destacam a necessidade de quebrar paradigmas.

O livro “Relações etnicorraciais na escola” é editado pela Quartet e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com a organização dos professores Claudia Miranda da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Ricardo Cesar Rocha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e Mônica Regina Ferreira (Uerj).
Ações educativas
Preocupada com a causa, a Fundação mantém uma série de atividades que tratam do tema, como o Núcleo de Estudos Étnicos-Raciais e Ações Afirmativas (Neera) criado em 2007 que promove o debate nas unidades escolares; o convênio assinado em 2010 com a Faculdade Zumbi dos Palmares, o qual promove intercâmbio acadêmicos entre as duas instituições e o Projeto Malungo da ETE Oscar Tenório, com o objetivo de difundir a cultura do continente africano em sala de aula.
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